top of page
  • Foto do escritorSarah Oliveira

Mas afinal, o que é e de onde vêm os Doramas?

Atualizado: 10 de ago. de 2020

De uns tempos pra cá percebemos a explosão que aconteceu relacionado à cultura oriental, especificamente a cultura coreana. Esse é o efeito da ''onda hallyu'', que quer dizer onda coreana. O termo foi dado pela China na década de 90, referenciando a explosão da cultura coreana e sua grande dispersão.

O maior impulsionamento da Hallyu foram com certeza a internet, as redes sociais e claro, os próprios fãs! Imagine só, quem antes diria que idols ousariam se apresentar em programas de grande audiência dos EUA e participar de premiações musicais onde apenas artistas americanos dominavam. Pois é, isso agora é real! Alguns grupos de pop coreano, também conhecido como K-POP, da nova geração têm se destacado cada dia mais, quebrando recordes de visualização e audiência, tais como Blackpink, BTS, Twice entre outros, vêm conquistando espaço cada dia mais.




O que é o K-POP?

O nome é uma abreviação para Korean Pop, ou pop coreano. O estilo surgiu em meados da década de 90, com grupos pioneiros como H.O.T que, trouxeram ao país um novo olhar sobre a industria musical. Atualmente o K-POP é responsável por grande parte da economia da Coreia do Sul, estando atrelado até mesmo ao turismo e à tecnologia.

Temos exemplos como o girlgroup Blackpink que, já quebrou a marca de mais de um bilhão de visualizações no youtube, fez parcerias com cantoras renomadas como a Dua Lipa e até se apresentaram em um festival de música, o Coachella. Também podemos pegar como exemplo o boygroup BTS, formado por sete rapazes que em alguns anos atingiram patamares jamais escalados antes com aparições na Billboard e outros grandes nomes de premiações, um show na time square e lotação de dois shows no estádio Allianz, aqui, no Brasil.


grupo sul coreano de Kpop - Blackpink
Blackpink

Grupo sul coreano de K-POP, BTS
BTS


E doramas, o que são?

Simplificando: são novelas. Isso mesmo, doramas são novelas asiáticas. Mas não como as que estamos acostumados aqui, não é Rei do Gado, que durou meses e meses, são bem mais curtas, tendo no mínimo episódio.

O termo é originado do Japão, mas como o crescimento tem sido grande, acabou ficando bem generalizado, sendo usado para vários países da Ásia, divido por regiões, por exemplo, temos os J-dramas (dramas japonês), C-dramas (dramas chineses), k-dramas (dramas coreanos) e o Lakorn (dramas tailandeses) que pode se aplicar também.


Plataformas como a Netflix, Dramafever e Viki tiveram uma grande contribuição para esse crescimento, trazendo para nós o conteúdo legendado e permitindo nosso acesso fácil à outro tipo de conteúdo, ficando cada dia mais fácil se envolver. Hoje em dia vemos que a TV e o cinema oriental são fortemente presentes na Netflix e outras plataformas, por exemplo. A cada renovação de catálogo são adicionados dois ou três títulos de dramas.


Dorama sul coreano Cinderella e os quatro cavaleiros, disponível na Netflix
Cinderella and four knights


Onde ver doramas?


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page